Influências Literárias

Rilke

Minha primeira indicação de livro é de um autor que nasceu em Praga, no Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca.

Rainer Maria Rilke escreveu um livrinho no tamanho, mas com muita qualidade, chamado Cartas a Jovem Poeta. Considero que algumas coisas em minha vida foram coincidências extraordinárias, como este livro que chegou em um momento bem propício.

Estava em uma viagem para Mato Grosso do Sul em 2014, aos vinte e seis anos, e não me lembro ao certo como adquiri o livro. Nem ao menos conhecia Rilke, mas fui pelo título. E aquela viagem transcendeu em questão de firmar minha confiança em minhas escritas.

O livro são as cartas de Rilke em respostas às cartas de um jovem poeta. Originárias das trocas de cartas entre um jovem que pretende ser um poeta famoso e Rilke, um autor já consagrado. Com o passar do livro Rilke aconselha o rapaz, e acredito que o âmago de seus conselhos é que o “aprendiz de poeta” deve seguir seu próprio coração, seguir o que sua alma transmite e além de qualquer aprovação externa saber que quando se escreve com o alinhamento de mente-alma-coração não é necessário nenhuma aprovação externa e nem ao menos continuar a pedir conselhos.

Para mim, este livro está no campo dos incríveis universais e atemporais. Universal, pois as palavras de Rilke podem ser usadas por qualquer profissional de qualquer ramo e atemporal porque creio eu que este livro antigo será, mas nunca obsoleto.