Não sei ao certo quantos livros já li. De certo não muitos. Sou mais um pensante, um questionador ou algum tipo de filósofo amador do que um leitor intenso, apesar de assíduo. Meu vocabulário não é tão rico, muito menos erudito. Minhas poesias de certa maneira apresentam linguagem simples, porém, creio eu, que são profundas. Acredito que ler livro me deixa livre.
Alguns autores me vêm à mente, nada que queira citá-los no momento. Sendo alguns de um passado já distante que nem ao menos lembro muito, muito menos do conteúdo de seus livros que li, somente uma visão geral, mas o importante foram como me impactaram, e muito do que sou foi por influências destes certos livros.
Mas continuo a ler e tenho por pecado, se posso assim dizer, em parar de ler alguns livros pela metade. No momento estou empenhado e focado em ler O Segredo Final de Dan Brown. Nunca li nada de Dan Brown, nunca me interessei, mas a ideia que tive sobre o livro quando li um texto sobre o mesmo me fisgou. Por momento, está sendo bem interessante.
A Liberdade Vinda dos Livros
Os livros me deixam livre de dogmas, de algo superficial, daquilo que a sociedade e seus padrões não me alimentam de forma intensa. Sempre digo que as músicas animam, os filmes inspiram, mas somente os livros intensificam. E mesmo não sendo um leitor voraz, sei que as reflexões que fluem a partir destas leituras me fazem ir além e são combustíveis para continuar. Do meu jeito, meio torto, meio eu.
Ler livro é ser livre, é expandir, buscar o novo, o mais amplo, o além, a melhora. Seja uma biografia ou uma ficção ou fantasia. Seja um livro de gestão ou liderança, seja religioso ou de espiritualidade. Seja histórico ou filosófico. Ou técnico. Os livros nos levam além e somos mais livres de conceitos impostos que muitas vezes não compactuam com nossas mentes, que nos adoecem, nos deprimem. Buscar a força em pessoas que foram “lá” e superaram é essencial para crescermos e sermos humanos mais completos, complexos e abraçarmos a diversidade. Tentarmos ser menos críticos e menos julgadores. Buscar a compreensão.
Acredito que parte do crescimento humano se dê pela leitura. Assim creio eu. E com certeza esta ideia é compactuada por muitos.
Seja livre, leia um livro.

Deixe um comentário