Nossa vida apresenta seus desafios, às vezes mais, às vezes menos, com seus sobes e desces. Na tentativa de prezarmos pelo bom convívio, nem sempre acabamos tendo um saldo positivo no final do dia. Tem dias que não pedimos muito, somente que o dia termine bem.

Certos Dias Podem Ser Mais Difíceis

Às vezes, por alguma infelicidade das variáveis cotidianas, pode ocorrer algum desentendimento. Ou, de forma mais ampla e persistente, temos algum desafeto com alguém que pode se tornar mais que uma simples dor de cabeça. De repente a vida pode se tornar complicada, podemos criar algumas inimizades pelo caminho.

Nesses momentos, nosso ego surge sempre para tentar prevalecer nossa percepção dos fatos, a qual, em quase sua totalidade, nos valida. Há uma certa dificuldade em termos um olhar crítico da situação de uma forma mais neutra.

A Raiva Quando Não é Bem Direcionada

Em muitas dessas situações carregamos um fardo desnecessário. Às vezes o fardo da raiva, da aparente necessidade de vingança ou ao menos mentalizamos algum mal ao nosso “inimigo”.

Tudo isso é nocivo para nossa própria saúde mental e física.

Atribuída a Buda, há uma frase que já se tornou “pop” que nos alerta que “guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você mesmo que se queima”.

Não pode surgir ou florescer nada de útil, produtivo ou positivo se mantermos rancor, sentimento de vingança, desejo do mal a alguém ou alimentar uma raiva descontrolada.

Creio eu, como já escrito em outro texto, que a energia da raiva pode até ser útil, mas a raiva como combustível para a destruição não será útil jamais.

Escolher o Caminho Mais Ponderado

Nos proteger é essencial, que em momentos de tensão inevitáveis tenhamos a sabedoria para melhor resolvê-los.

Há momentos que podem nos faltar sensatez. Mas a vida nos traz lições e oportunidades para melhorarmos, para crescimento e conscientização.

Com certeza não é o caminho mais sábio o da violência, nem ficarmos numa mentalidade de vingança.

Se afastar, se necessário e possível, acredito ser uma solução mais viável. Escolher o caminho da ponderação sempre é possível, é uma questão de fortalecer em nós cada vez mais tal característica.

Desejar Consciência Para Todos Nós

Desejar consciência para a pessoa que possa ter feito algum mal a você ou você a ela é uma postura mais inteligente, apesar de precisar de um tempo mais longo, com certeza será a melhor escolha. Não é fácil, não é simples, mas dessa forma colhemos frutos melhores.

Desejar consciência e aprendizado a si próprio também. Cometemos erros e o ideal é buscar aprendizado.

Se a consciência virá por amor ou dor não cabe ao nosso controle. O tempo é mestre e sabe encaixar as peças da vida de uma forma que nem imaginaríamos.   


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *