Quando se busca o autoconhecimento automaticamente já pensamos em coisas sérias, tipo ler uma variedade de livros, praticar algum tipo de meditação, refletir muito, escrever suas ideias, mas eu acredito firmemente que você deve também dar um tempo, dar uma relaxada. Vai dar uma volta, vai se divertir e pensar em coisas superficiais também. O superficial também é importante, pois é com ele que nos regulamos, não sobrecarregando nosso ser.
Dar um passeio pelo parque, aquela caminhada de boa, sem se preocupar com o relógio, sei que é bem possível. O brasileiro tem o hábito de permanecer muito tempo olhando para a tela de um celular ou televisão. Segundo artigo da CNN, intitulado “Mais de 9h online por dia: hiper conexão preocupa brasileiros” de junho de 2025, os brasileiros batem recordes de conexão diária. São, somente em redes sociais, três horas e no total online são nove horas. Trago estas informações unicamente para dizer que sim é possível ter tempo para distrações mais leves, são questões de prioridades.
Dê Um Tempo, Dê Uma Relaxada
Então, sei bem ser possível tirar um tempinho para atividades que não pesem tanto e que não sejam ligadas a busca de conhecimento, digo principalmente de conhecimento mais denso ou muito reflexivo.
Ficar de boa, trocando uma ideia com seus amigos, conhecidos, pais, irmãos, parentes, alguém que seja. No sofá, na calçada, no quintal. Vai à praia, à cachoeira, à uma piscina. Relaxe mais. Nem tudo tem a ver com adquirir conhecimento, muito está relacionado a ficar de boa realmente. Ou ficar de boa no seu quarto mesmo.
É Possível Relaxar
Mas vão me dizer que depende da configuração da vida da pessoa, se tem filho ou não, se é casada ou não, se tem condições financeiras ou não e por aí vai. Acredito ser sim possível tirar um tempo para relaxar, fazer coisas mais simples e não tão pensantes. Simplesmente ficar tranquilo, lendo algo sem tanta profundidade ou jogar seu videogame. Ficar de boa.
Superficial e Não Fútil
Digo para buscar o superficial e não o fútil. Para minha pessoa o fútil não agrega valor algum, é algo até destrutivo se depender das circunstâncias. Mas o superficial não, este sim agrega valor, traz sensação de relaxamento, traz o leve sem neura de algum desempenho excepcional. Simplesmente fazer atividades necessárias e que fluem naturalmente.
Seja humano, somos complexos e por isso mesmo também temos nosso lado simples e não somos uma máquina feita só para buscar uma doentia performance para beirar a perfeição em qualquer esfera da vida, nem mesmo em autoconhecimento. Apesar de eu acreditar que o autoconhecimento é um investimento que temos que fazer para vida toda, ele não deve ser buscado de forma intensa a todo momento. Seja leve às vezes. Viva as coisas simples também.

Deixe um comentário