“Não se preocupe TANTO assim com a opinião dos outros” frase de todas as mães, pais ou conselheiros.

Aquele Tanto

Mas a verdade sabemos, aquele TANTO ali no meio da frase está ali de forma estratégica, por que no fundo todos nós nos preocupamos com a opinião dos outros. Claro, uns mais, outros menos. Mas há a preocupação. Mas que não seja TANTO assim.

A preocupação é, em minha análise, maior ou menor dependendo da segurança de si mesmo. Totalmente proporcional à mesma. Caso você estiver com a autoestima enfraquecida, provavelmente a preocupação com a opinião alheia irá subir e um TANTO considerável.

Mas Como?

Um modo de não se preocupar TANTO assim com a opinião alheia é você se manter seguro de si a todo momento. Mas como isto? Também não sei e não consigo. As pessoas que mais vejo seguras de si a todo tempo normalmente se mantêm numa zona de conforto, fazendo uma imagem um pouco artificial.

Sair da zona de conforto, a verdadeira coragem, de início possa acarretar se preocupar com a opinião dos outros. Mas você vai indo e indo e se adaptando ao próximo degrau.

Mas, de repente, pode vir uma descida. Você estava seguro que subiu o degrau e estava firme, olhando a vida com uma nova óptica e segurança. E então, por algum motivo, a insegurança toma conta, e de repente volta a preocupação com opinião dos outros, mas lembre-se não pode ser TANTO assim.

Talvez você diga que não se preocupa com a opinião dos outros.

Tá certo. Mas sua vontade de se expressar e dizer que não se preocupa já não é uma preocupação em se autoafirmar?

Somos animais sociais, e nossa preocupação é proporcionalmente direta ao meio em que queremos nos firmar. Passar a confiança, nosso valor, impressionar por algum motivo.

Minha Forma

Com o tempo, uma forma de eu me preocupar menos com a opinião dos outros e não TANTO, foi passando por experiências tão boas quantos ruins, agradáveis e eufóricas quanto desanimadoras. Resumindo, foi tendo quedas e alegrias e vendo que na verdade pouco estavam se importando comigo, desde meu sucesso até meu fracasso. Soa meio triste isto, mas é a verdade, e uma verdade libertadora. Poucos se importam e você não precisa se preocupar TANTO também, quanto menos melhor. E isso, isso só se adquiri vivendo.

Somos humanos, somos sociais, somos feitos de opiniões e recebê-las faz parte do processo. Não se preocupe com a opinião alheia, não se preocupe TANTO.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *