A Beleza da Música Universal

Uma reflexão sobre a música do uruguaio Jorge Drexler chamada Al otro lado del río (No Outro Lado do Rio), vencedora do Oscar 2005. Para mim, ela está naquela classificação que não importa seu estilo musical preferido, acredito que ela deve ser bem aceita por quase todos que já a tenham ouvido. Em algum momento, ou alguns momentos, iremos nos identificar com a mesma. Isto também a torna atemporal e universal.

Além de nos transmitir uma mensagem fortíssima de esperança, nos transporta com sua melodia para algo transcendental em questão de energia. A música nos faz fluir de forma muito leve e tranquila.

Os Rios da Nossa Vida

Na vida é assim, vamos atravessando os rios da nossa vida, alguns mais turbulentos, outros suaves e transparentes. Mas de fato precisamos sempre olhar além, nos motivando a ir adiante. A música claramente foca numa passagem mais turbulenta da vida que está finalmente ficando para trás. Eu acredito que estas fases sempre voltam e o importante é fazermos reflexões nestes momentos para adquirirmos a sabedoria necessária.

Com o tempo notamos que um momento ruim ou complicado vai passar, é uma questão de nos mantermos em frente, ajustar as velas se necessário, e acreditar num novo amanhã.

Al Otro Lado Del Río: Rema, Rema, Rema!

Muitos de nós não somos navegantes de primeira viagem e já sabemos que por mais incomodo o momento ele vai passar. E aos navegantes de primeira viagem, desejo que vocês enxerguem a luz do outro lado do rio, pois ela sempre está lá. Pode ser o olhar de uma pessoa querida, as mãos dos pais, a ajuda de um amigo/conhecido. De inúmeras formas a luz vem e tudo passa.

Podendo também ser um novo emprego, a cura de uma doença que nos impediu de crer momentaneamente na vida. A luz sempre vem, por isso rema, rema, rema.

A Luz de Deus

Mas acredito eu que a luz maior é e sempre foi Deus, mesmo eu não enxergando por muitas vezes, eu teimando não querer ver, era a luz de Deus a iluminar o caminho, ou como se diz na música, lá do outro lado, como um norte, como um objetivo, como uma morada tranquila.

Al Otro Lado Del Río: Do Uruguai ao Mundo

A arte é uma ferramenta muito eficaz e necessária para a transmissão de todos os tipos de ideias. E ideias aqui eu quero dizer as includentes e para a expansão de consciência, se possível.

E não foi diferente com Al otro lado del río, o contexto da música nos transmite uma ideia de sermos todos latinos e ao meu ver podendo ser também a humanidade. Nos encontrando sempre em momentos de dificuldade e expandindo nossa percepção, nos alimentando da esperança da mudança e do novo.

Esta música foi um marco, do Uruguai ao mundo, orgulhando também nós latino-americanos. Que podemos sempre ver a luz no outro lado, que a esperança sempre esteja viva.

Os obstáculos são momentos, a luz sempre é uma certeza, sempre estará lá.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *