Acho que amadureci. Acho. Porque já achei de outras vezes também. Outros tempos. Mas neste achar sempre acabo me perdendo de novo. Ou questionando, analisando. E talvez isto que me mantenha vivo. Acredito que amadurecer é difícil.

As Fases da Vida e Suas Percepções

“Só sei que nada sei.” É o novo início. Quando criança não sabemos mesmo e vamos aprendendo com olhos e mentes curiosas. Quando adolescente achamos que sabemos muito. Mas não sabemos quase nada. E quando adultos, com alguma sabedoria, sabemos que nada ou pouco sabemos. Mas pera lá, quando saberemos?

Achava que amadurecer era ser sério, ter uma postura confiante e ter uma família exemplar. Como nos filmes. Meu conceito mudou um pouco, mudou bastante na verdade. Considero que rir e muito é sinal de maturidade. Considero quem muito sério é perdeu algo, ou no mínimo está perdendo a viagem.

Maturidade Abarca a Diversidade

Amadurecer, até qual ponto? Sabemos que a natureza é sábia. Que algo que está além do ponto do maduro pode não servir mais. Ou até já apodreceu. Sendo assim, penso eu, seria sábio ser maduro, ou maturidade é ser sábio? Seria sim sábio ser maduro, e ao meu ver saber que a maturidade abarca a diversidade e nesta diversidade as inúmeras culturas e suas manifestações. E digo aqui manifestações respeitosas ao ser humano em geral. 

Maturidade e Poder

Muitos seres humanos de poder infelizmente não demonstram tanta sabedoria ou maturidade. Logo ao menor desgosto já extrapolam e tratam com desrespeito os desprovidos de algum poder. Claro, obviamente que não todos, são inúmeros e excelentes os exemplos de grandes pessoas que usam o poder com maturidade.

A Reflexão e a Maturidade

Mas amadurecer, o que seria? Sou eu um preocupado em demasia com tal palavra? Esta mesma preocupação seria a própria imaturidade? Quantos de nós realmente tiramos algum tempo da adolescência, fase adulta para refletirmos sobre tal tema? Será que ela nos vem quando nos é necessário, mas somente para aqueles que sobre ela debruçaram tempo de reflexões?

Acredito sim que a reflexão traz maturidade, mas tão somente se a mesma for aliada à prática. A reflexão traz possibilidade de estarmos preparados para situações antes não vivenciadas, mais fortemente se tais preparos vier de análises de vidas que já por tais situações seus passos trilharam.

Maturidade é Relativa?

A maturidade é relativa às circunstâncias vividas, e um ser humano maduro no oriente não necessariamente será maduro no ocidente. Não necessariamente digo em pontos, convergências existirão, claro, pois somos humanos. Assim como um ser humano maduro para um tipo de círculo familiar pode não se apresentar em outro círculo familiar como maduro.

Um mesmo ser humano pode abarcar em si características maduras em determinadas situações e não muito em outras.

Maturidade é o momento talvez, todos os momentos.

É viver e deixar viver, nem tudo há explicação. Nem tudo deve ser tão complicado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *