Lidar Com o Fracasso É Necessário
Não há escapatória. Você terá que lidar com o fracasso. Em nossa juventude achamos que temos o poder do mundo em nossas mãos, corpo, mente, alma. Ledo engano, deixe o mundo lhe testar, e se você venceu todas até aqui, deixe o mundo continuar lhe testando.
Fui lá onde os poetas devem chamar de inferno. Fracassei, mas não me curvei além do necessário.
O Fracasso Que Traz Uma Certa Humildade
Em minha vida já não sei mais se venci ou perdi. Só sei que continuei e continuo. Novas formas de me apresentar, novas manobras, talvez até um novo modo de ser.
Talvez tenha criado uma certa humildade, talvez. Estas coisas são muito abstratas para queremos afirmar algo sobre.
Qual é o equilíbrio que nos leva a viver com humildade sem submissão? Qual a linha tênue? Depende de cada cenário? Aprendi a escutar mais, aceitar a perder e saber que a “prata” já está de bom tamanho em muitas circunstâncias.
Lidar Com o Fracasso Em Todas As Esferas Da Vida
Desde cedo pratiquei esportes e ganhei e perdi, também liderei e fui liderado. Nos estudos sempre fui mediano. Mas acredito que filosoficamente, não a filosofia acadêmica e dos livros, e sim da vida, eu acredito que tenho um certo gosto por ela acima da média.
Aqui, também fracassei. Vivi e vi minhas ideias irem por água abaixo em algumas situações. Mas não minha essência, meu motor central se manteve intacto e ressurjo. Sempre com mais cautela, com o ensinamento do tombo.
Nos relacionamentos, sejam eles familiares, amizades, colegas, amorosos houveram algum certo grau de fracasso em alguns momentos. Alguns mais óbvios e intensos, outros mais suaves e de fácil resolução.
Lidar Com o Fracasso Nos Fortalece
Cicatrizes mentais e físicas também, sou um sobrevivente e você também leitor. Somos a humanidade mirando o próximo degrau. Caímos, fracassamos e voltamos porque simplesmente necessitamos continuar. E voltamos mais fortes, mais flexíveis, mais ponderados.
Será Que Tudo É Fracasso?
O fracasso me ensinou que o sucesso é relativo. Muda com o tempo, de indivíduo para indivíduo e de geração para geração, me ensinando ser coadjuvante em muitas vezes. Me fortaleceu e pouco o meu sucesso tem a ver com a percepção de terceiros, muitas vezes é solo, sem aplausos. Cabe a mim e minha consciência reconhecer quando venci mais uma batalha.
Mas se o sucesso é ser um acadêmico ou profissional exemplar, ainda não cheguei lá. Se é ter uma família e filhos, talvez nunca chegue lá. Será que estes são realmente sucessos? Ou somente uma ideia vendida para nos enquadrar?
O fracasso traz novas perspectivas à vida. Novas possibilidades.
Não tema o fracasso. Ele é um grande professor, principalmente para tornarmo-nos mais humanos.
Fuja do perfeccionismo e arrisque mais. Fuja um pouco do padrão e das fórmulas prontas ou estradas já pavimentadas. Encontre consigo mesmo nesta caminhada da vida.
Acreditar que o sucesso pode ser moldado firmemente antes mesmo das primeiras ações muito provavelmente será o caminho para a frustração. Planejar é importante, mas com flexibilidade.
Um grande exercício para nos fortalecer é o hábito de leitura das grandes personalidades. Nestas leituras vemos a criação da resiliência e que não há super-humanos, mas sim aqueles que não desistem de tentar.
Lidar com o fracasso é mais que necessário, é simplesmente a vida. É a possibilidade de se encontrar num novo mundo com outra perspectiva do que é o fracasso e o sucesso.
Estou tentando, acredito que você leitor também, todos estamos na busca do nosso sucesso e acredito que o importante é isto: ter nossa régua de sucesso, no nosso ritmo.

Deixe um comentário