O privilégio de morar em Curitiba, uma satisfação enorme. Uma das melhores cidades do país. Para mim, que sou suspeito, é a melhor.

Escrever sobre a cidade nesta manhã, com friozinho típico do inverno, que às vezes despenca para dias realmente gelados, que parecem cortar a mão de tanto frio. Eu gosto, é tipo um teste de resiliência. Nesta época que nos acompanha o quentão que aqui no Paraná é feito de vinho e o famoso pinhão. Tudo muito bom, tudo muito a marca do Paraná.

Morar em Curitiba em Meio a Beleza de Uma Cidade e Sua Natureza

A cidade com suas ruas praticamente impecáveis de limpa, graças aos inúmeros trabalhadores da limpeza, dá orgulho sabe. As ruas bem cuidadas em sua grande maioria. E as árvores então, uma cidade arborizada com inúmeros exemplares, com ipês que parecem quadros que criam um tapete no chão, ora amarelo, ora púrpura. Em algum lugar da cidade você vai acabar encontrado uma cerejeira florida. As araucárias, símbolo do Paraná, imponentes por toda a cidade. O belíssimo manacá. E os liquedâmbares? Árvores com folhas que apresentam um tom de vermelho bem forte no início de outono e que são famosas principalmente em um dos corredores dos ônibus biarticulados.

Estações-tubo: Uma das Marcas da Cidade de Curitiba

Falando em biarticulados, umas das marcas registrada da cidade, eles vêm e vão pelos corredores específicos que cortam toda a cidade, parando nas estações-tubo que chamam atenção de turistas. A qualidade do transporte público da cidade também é relevante.

Morar em Curitiba é Viver Seus Parques, Praças e Feirinhas

Os parques! Não vou nomear nenhum aqui, mas de forma geral são belíssimos e muito bem cuidados e equipados. Com muito espaço verde, alguns animais, muita água, frequentados por todos os estilos e tribos.

As praças da cidade com uma conservação muito boa também, equipadas com aparelhos para exercícios e algumas canchas, sejam elas de concreto ou de areia. Praças que vão desde as pequenas até as mais grandiosas como é o caso da praça 29 de Março. Ou então a praça central Tiradentes com a Igreja Matriz. A temática Praça do Japão. Entre muitas outras.   

As inúmeras feirinhas gastronômicas espalhadas pela cidade em dia e hora certa nos oferecendo inúmeras opções, desde comidas brasileiras às estrangeiras. Há também as feirinhas de legumes e verduras, com alimentos frescos.

Feirinha do Largo da Ordem

Mas é impossível não citar a famosíssima feirinha do largo da ordem, com seus corredores de barraquinhas que vão desde inúmeros artesanatos às inúmeras opções de comidas, com uma energia vibrante no ar, barzinhos ao redor e estabelecimentos culturais. No Largo da Ordem também vale ressaltar o vai e vem de inúmeras estilos de pessoas e a coexistência de religiões com a mesquita, templo Hare, e algumas igrejas.

Museus

Museus também fazem parte da cidade, com o inevitável destaque para o museu projetado por Oscar Niemeyer, conhecido por Museu do Olho, com inúmeras exposições, eventos externo no gramado e restaurantes ao redor. Vale ressaltar a importância do Museu do Holocausto e toda a conscientização que o mesmo traz para os visitantes.

ZOO

A cidade também tem um belo e bem cuidado zoológico, sendo um passeio certeiro para toda a família e para todas as idades. Com uma variedade enorme de animais o zoológico de Curitiba é realmente encantador, valendo muito a pena o passeio. É considerado o maior parque urbano do país.

Morar em Curitiba: Tem Muito Mais

A cidade nos oferece também uma rica vida noturna para todos os gostos e tribos. Desde barzinhos até os rolês mais undergrounds.

Botecos, bares e barzinhos não faltam pela cidade.

E a arquitetura da cidade? Eu não entendo nada de arquitetura, mas não é possível ignorar os belíssimos prédios modernos que há pela cidade contrastando com o antigo, prédios que são datados de várias décadas passadas. Há o charme também de algumas casas de madeira, ou um ou outro estabelecimento com uma pegada mais rústica.

Morar em Curitiba: Frio e Estilo

Hoje é inverno e típico também da cidade, sendo a capital mais fria do país, a elegância de muitas pessoas ao se vestirem, alguns até de sobretudo ou estilosos cachecóis.

A cidade de Curitiba é realmente um belo lugar para se viver ou visitar. Ao contrário da fama que os curitibanos podem ter de serem muito fechados e eu discordo, pode talvez ser um povo um pouco mais reservado, talvez até pelo clima específico da cidade. Mas o povo aqui é de educação ímpar, o que reflete na qualidade de vida da cidade. 

Ah, e a praia é logo ali, uma horinha!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *